A Escola

A metodologia Montessoriana

Pautamos nossa convivência em princípios claros de respeito, confiança, aceitação, cidadania e disciplina, para que o cumprimento dos acordos, aqui estabelecidos, não sejam apenas uma obrigação e um dever, mas, principalmente, uma relação de harmonia e equilíbrio de todos os procedimentos comuns à dinâmica do nosso dia a dia dentro do ambiente escolar. Temos todos, alunos, família e escola, a corresponsabilidade no processo educativo, entrelaçando princípios e diretrizes que sustentam e definem a filosofia educacional da Escola Lar Montessoriano.

1) Autoeducação

O processo de desenvolvimento acontece quando a criança interage com outras pessoas, quando ela passa a lidar com as suas próprias dificuldades e aprende a superá-las no seu próprio tempo.
Mas, para que isso aconteça, a criança precisa ter a chance de experimentar, tentar e testar sem ser interrompida por adultos.

2) Educação como ciência

Educação como ciência é analisar e compreender o comportamento da criança e seu processo de aprendizagem.
Esse pilar busca trazer o foco para o estudante, pois é por meio dele que todo o processo educacional é baseado. Por isso, enquanto os alunos realizam suas atividades, o adulto observa e analisa os atos da criança.

3) Educação cósmica

Na pedagogia montessoriana, esta é a melhor forma de ajudar a criança a compreender o mundo. Seguindo essa linha, a escola apresenta o conhecimento de maneira organizada “cosmos” que significa ordem - estimulando a imaginação do aluno e mostrando que tudo no universo tem a sua função, inclusive a criança, que deve entender o seu papel e como ela pode contribuir para melhorar o ambiente em que ela vive.

4) Ambiente de Aprendizagem

É sempre centrado na criança, acolhedor, preparado, adaptativo e com competência individualmente construída. Com número limitado de alunos, voltado a seus interesses, capacidades e potenciais, e com contexto socializado, o objetivo é o de proporcionar a possibilidade de aprendizagem adequada para aluno individualmente de acordo com o seu ritmo de aprendizagem.
Os alunos aprendem através da interação com o ambiente e com os materiais disponíveis, que possibilitam essa interação. A atividade espontânea também é incentivada, com a finalidade de proporcionar o crescimento, o desenvolvimento e a manifestação da personalidade através da autonomia. Com isso, o método prevê motivação e uma aprendizagem ativa, em que as crianças definem seus interesses de aprendizagem. Ao mesmo tempo, acaba por construir sua própria inteligência, em um processo de autoeducação, já que escolhe sua atividade e é impulsionada pela necessidade de ser competente nela.

5) Agrupamento por desenvolvimento cognitivo e psicossocial

As classes agrupadas obedecem às associações comuns da vida. Afinal, a família, como toda sociedade, também é uma “classe” agrupada, com pessoas de idades variadas convivendo diariamente. As classes montessorianas são agrupadas da seguinte forma:

Nido (1 ano a 1 ano e 6 meses);
Agrupada I (1 ano e 6 meses a 2 anos e 11 meses);
Agrupada II (3 a 5 anos e 11 meses);
Agrupada III (6 a 8 anos e 11 meses);
Agrupada IV (9 e 10 anos e 11 meses).

6) O Papel do Adulto Preparado

O educado é o elemento chave para o desencadear do processo de aprendizagem e socialização em nossas classes. Sua presença catalizadora, no ambiente preparado, deve inspirar segurança e animação, empatia e firmeza, sendo uma referência para os alunos quando precisam de ajuda para adquirir conhecimento. Também, com a função de observador, tem por capacidade inferir as intenções dos alunos através de observações, inclusive de si mesmo, pois é sempre aberto ao mundo, sem preconceitos, e com disponibilidade para acolher a todos. Sendo também um pesquisador, deve estar pronto para uma formação continuada, capaz de transformar, produzir e criar novos conhecimentos. Nesse sentido, possui a grande responsabilidade de nutrir a união entre aprendizes e conhecimento.